Marque já o seu exame

Actualizando constantemente os equipamentos de imagiologia, fazemos face aos desafios do diagnóstico médico em ambulatório. A A. Barbosa Neves - Serviços Médicos tem como objectivo ser um valor seguro e de confiança no diagnóstico clínico e também no acompanhamento imagiológico da doença.

Marque já o seu exame

Ecografia Obstétrica

O que é o exame?
A ecografia obstétrica é importante numa adequada vigilância pré-natal: confirma o diagnóstico e a localização da gravidez, dando a conhecer a vitalidade do embrião/feto.
Nos casos de uma gravidez de risco esta ecografia é imprescindível, uma vez que nos mostra a posição da placenta e a sua maturação, a quantidade de líquido amniótico e mede o fluxo sanguíneo.

Numa gravidez aconselham-se entre 3 a 4 ecografias:

1.ª ECOGRAFIA:  deverá ser feita entre as 8-12 semanas com os seguintes objectivos:

  • Confirmação da gravidez;
  • Localização do saco gestacional;
  • Identificação da vesícula vitelina, embrião;
  • Número de embriões.

Nesta altura o feto aparece como um «feijão» em que se identifica, o pólo cefálico (cabeça), o pólo caudal, a morfologia da cabeça (presença ou ausência), a vitalidade fetal e cardíaca e os pequenos botões embrionários dos membros ou, mesmo, os membros.
A partir das 10 semanas pode-se identificar e medir a translucência da nuca (TN); normalmente não se visualiza a TN, sendo normais valores inferiores a 30 mm (3cm).

2.ª ECOGRAFIA:  (chamada ecografia morfológica) deverá ser realizada entre as 18-22 semanas com os seguintes objectivos:

  • Avaliação cuidadosa das estruturas fetais e a ausência de anormalidades morfológicas;
  • Observar e analisar o pólo cefálico, o perfil da face, as quatro câmaras cardíacas e os seus grandes vasos, o estômago, os rins, a bexiga, a entrada do cordão umbilical no abdómen, a bexiga, os membros, deve também ser avaliada a localização da placenta.

3.ª ECOGRAFIA:  deverá ser realizada entre as 30-34 semanas com os seguintes objectivos:
Determinar a posição do feto, a localização da placenta, o volume do líquido amniótico e a previsão do peso do feto.

Rua D.ª Teresa Ramalho Ortigão 28 a 33 R/c
8000-315 FARO

Tel: 289 880 170
Fax: 289 805 668 / 289 825 787
E-mail: geral@abneves.pt

2013 © Topping
Loulé

Faro
logo_rmalgarve
Portimão logo_cdcportimao